Nossa História
No primeiro semestre de 2018, em uma reunião organizada na Igreja Presbiteriana de Indaiatuba, pelo Pr. Wandrei e sua esposa Elisangela, era reorganizada a nossa Federação UMP PRID após alguns anos sem trabalhos. Foi um momento muito especial para o nosso presbitério, pois ali se iniciou um trabalho que perdura até os dias de hoje. E de lá pra cá, quanta coisa passou se passou nesses 6 anos de trabalho. Tivemos 6 diretorias (2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023), várias programações e projetos, acampamentos, e tanta coisa boa acontecendo a nível de Federação, e entre as nossas igrejas locais.
Como é bom, poder olhar pra trás e perceber que em tudo, Deus sempre conduziu os trabalhos através desses jovens, das diretorias, dos conselheiros, secretários presbiteriais, pastores e de tantas outras pessoas que auxiliaram e apoiaram de alguma forma nossos jovens no trabalho para o reino.
A primeira programação da nossa Federação após sua reorganização, ocorreu no dia 07 de julho de 2018, na Igreja Presbiteriana de Itu, e na época contou com mais de 100 jovens que se reuniram para louvar, orar, ouvir a Palavra de Deus, rever amigos e fazer novos amigos. O pregador da noite, foi o Pr. Cleiton Quenã que nos trouxe uma reflexão sobre o tema Eu x Nós.


Na nossa segunda programação, foi realizada na 2a Igreja Presbiteriana de Jundiaí no dia 20 de outubro. E o preletor foi o Pr. Carlos Eduardo, ainda seminarista na época. Trazendo uma reflexão sobre o tema O Reino chegou! Onde ele está?


Encerrando nosso primeiro ano de trabalhos, realizando o 1º Congresso UMP PRID para Eleição da nova diretoria, no dia 03 de novembro de 2018, na Primeira Igreja Presbiteriana de Itupeva.


Depois disso, os trabalhos não pararam mais e as programações só aumentaram com o passar dos anos.
Em 2019, foram realizados três encontros ao longo do ano, sendo eles realizados nas datas 02 de fevereiro na Igreja Presbiteriana de Salto com o preletor Pr. Cleiton Quenã sobre o tema Conectados, 01 de junho na Igreja Presbiteriana de Eloy Chaves com o preletor Pr. Carlos Eduardo sobre o tema Ética Cristã e 07 de setembro na Igreja Presbiteriana de Itupeva com o preletor Pr. Cleiton Quenã sobre o tema Pena de Morte à Luz das Escrituras.






Em abril de 2019, com auxílio da nossa Federação UMP PRID conseguimos verba para pagar a inscrição de 5 jovens do nosso presbitério para o Encontro Regional Sudeste 2019.






Ainda no primeiro semestre de 2019 nossa Confederação Sinodal de Mocidade (CSM Sorocaba) foi reorganizada e teve sua 1ª programação no dia 12 de outubro. O UMPlay foi realizado na Igreja Presbiteriana Filadélfia na cidade de Sorocaba e reuniu os jovens do nosso sínodo para uma tarde de jogos, e muita diversão e competição entre os jovens.
No fim do ano, encerramos o ano realizando nosso 1º Acampamento UMP PRID, nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2019.
O Acampamento propôs o tema Proclamai! e tinha como versículo base o texto de Jeremias 31.7.
- “Porque assim diz o Senhor: Cantai com alegria a Jacó, exultai por causa da cabeça das nações; proclamai, cantai louvores e dizei: Salva, Senhor, o teu povo, o restante de Israel.”


No último dia de Acampamento, realizamos nosso Congresso para Eleição da nova diretoria para 2020.
Em 2020, tivemos nosso Reencontro após o acampamento ainda em janeiro, na Igreja Presbiteriana Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba. E contamos com o preletor Pr. Cleiton Quenã trazendo uma reflexão aos jovens.


Desde então, os trabalhos não pararam mais, mesmo com a pandemia.
Houve uma redução nas atividades presenciais, devido as questões sanitárias, mas em meio a pandemia nossas UMP’s locais desenvolveram trabalhos online como encontros de oração, estudos bíblicos e tantas outras atividades realizadas de forma online.
Embora nossos planos tenham sido adiados devido a pandemia e todas as questões sanitárias, e impedimentos para reunir presencialmente nossos jovens. Em 2020, havíamos planejado algumas atividades muito especiais para a nossa Federação. Entre elas havia a UMPíadas que seria composta por modalidades esportivas, recreativas e espirituais promovendo a competição entre as UMP’s locais, afim de auxiliar na comunhão entre as igrejas e no crescimento espiritual mutuo.
Além da UMPíadas também havíamos planejado e pensado no nosso primeiro Festival de Música da nossa Federação, o FEFUMP. Porém ele também não aconteceu em 2020 dado as questões relacionadas à pandemia.
Devido a pandemia, tivemos que adiar nossos planos e seguimos atuando com atividades pontuais realizadas em sua maioria de forma online, além de focar mais no auxílio às igrejas locais que permaneceram desenvolvendo seus trabalhos, em formato online, semipresencial e posteriormente retornando ao formato presencial. Em 2020, tivemos muitas lutas e desafios, foi um ano realmente desafiador por várias questões mais principalmente pela pandemia que nos atingiu de forma repentina e mudou tanto nosso cotidiano, afetando nossa vida, nas mais diversas áreas. Tudo que aconteceu, impactou e muito em toda a nossa igreja, e não seria diferente no trabalho com os jovens, mas apesar disso vimos a boa mão do Senhor, sustentando os trabalhos e nos preservando e fortalecendo.
Em 2021, ainda em pandemia começamos a retomar nossos trabalhos de forma presencial, com todos os cuidados necessários, mas tentando caminhar pra normalidade.

Em maio, comemoramos o Dia do Jovem Presbiteriano (DJP) com uma programação online, onde tivemos um bate papo muito bacana com o vocalista da banda Tanlan, Fábio Sampaio. Uma live de quase 2 horas, aonde conversamos sobre a música dentro da Igreja e as questões culturais e artísticas com que nós cristãos temos que lidar.
Poucos meses depois, em agosto conseguimos realizar o nosso 1º Festival de Música da Federação UMP PRID (FEFUMP). A primeira edição do nosso Festival, buscava incentivar nossos jovens e às igrejas do nosso presbitério a compor músicas congregacionais, cristocêntricas e de qualidade, para assim enriquecermos o repertório das nossas igrejas locais. O desafio proposto era compor uma música congregacional e bíblica baseada no Sermão do Monte (Mateus 5).
E o que nos alegrou muito, foi a participação das nossas igrejas mesmo em meio a pandemia. Ao todo, foram inscritas 5 igrejas e tivemos 5 canções participando do Festival. As Igrejas que abraçaram nossa ideia e se dedicaram a compor canções para o festival, foram as Igrejas IPB Jundiaí, IPB Eloy Chaves (Jundiaí), IPB Jardim Morada do Sol (Indaiatuba), IPB Várzea Paulista e IPB Salto

Em construção
Volte daqui uns dias, logo essa página estará completa!
Pelo menos é o que esperamos
