top of page

Vivo na Esperança que tenho em ti, ansiando pelo Reino

Atualizado: 26 de mar.

“Pela fé Moisés, já adulto, recusou ser chamado filho da filha do faraó [...] porque contemplava a sua recompensa.” (Hb 11.24,26)


A teologia cristã trabalha muito com uma coisa chamada “esperança”. Nós costumamos falar muito do amor e citar 1 Coríntios 13: “Agora pois restam três, a fé a esperança e o amor, mas o maior deles é o amor”. Daí o que acontece? A gente se esquece dos outros dois. Mas pensa só: de tudo o que Paulo disse nos capítulos anteriores (sobre os dons espirituais), ou seja, de tudo o que há de espiritual, restam três coisas que são maiores: fé, esperança e amor. Tá, o amor é maior sim, mas a esperança está na frente de muita coisa!


Veja só: Moisés recusou ser filho da filha de Faraó, príncipe no Egito, pela esperança que tinha em Cristo. E o fez porque sua esperança em contemplar um reino maior prometido ao povo de Deus o fez rejeitar o reino dos homens.


Os cristãos vivem em esperança. A esperança na recompensa que Jesus tem reservada aos crentes é o que os faz caminhar em retidão. É claro que alguém pode dizer “ah, mas não servimos a Jesus por aquilo que Ele pode nos dar, e sim pelo que Ele é”. E a verdade é que essas duas coisas são indissociáveis. Jesus promete galardão àqueles que fizerem boas obras, embora a salvação não seja por obras. Deus cobra fidelidade de seu povo e promete abençoá-los por isso, mesmo que tudo seja por sua própria graça. Portanto, ter esperança na recompensa que vem Deus é muito importante!


Contudo, esse princípio não se manifesta apenas em coisas como “salvação” e “prosperidade”. Esperança se estende a todas as áreas da vida cristã. Esperança não é passiva, mas é como um incentivo, um ato da vontade, um exercício. Esperançar a si mesmo na fidelidade de Deus é exercitar a fé e colocar as expectativas nas promessas do Senhor.


Diante disso, pergunto: você tem conseguido viver na esperança daquilo que Jesus disse que faria, sabendo que, estando nele, você tem recompensa garantida no porvir?

Não coloque sua esperança em coisas como trabalho, pessoas ou dinheiro. Tenha esperança nas promessas do Senhor, lembrando-se que “A nossa esperança está no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo”. (Sl 33.20)

Deus te abençoe. Texto escrito por Estevam Herculano Para a Palavra da Quarta, projeto de posts da UMP Central

Comments


Logo_PRID_Branco.png
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook

©2024, UMPRID. Todos os direitos reservados

bottom of page