Por que a beleza importa?
- Raul Cardoso
- 5 de out. de 2022
- 2 min de leitura

A obra de arte é uma metáfora condensada num artefato, ela dá o significado às coisas muito antes de ser explicado, depois de observada é que nós tentamos explicar, ou seja a obra de arte está intimamente ligada a nossa visão de mundo.
Quando o homem aponta para Deus, ele pode encontrar um sentido, até mesmo por meio da beleza revelada na arte, mas quando o mundo não se importa mais com Deus ele perde totalmente o sentido e isso é refletido na arte. A beleza na arte soa como se houvesse um mapa apontando para um tesouro. Porém, quando não se tem o tesouro o mapa já não tem mais sentido.
Esse é o salto narcisista que acontece quando se troca a experiência da beleza pela pura experiência a estética da sensação, se torna um subjetivismo vazio apenas. A αἴσθησις (do grego aisthésis: estética ou percepção, sensação, sensibilidade).
Isso gera o secularismo, onde vivemos através das experiências, mas quando olhamos para o mundo ele se torna sem sentido novamente. Portanto a beleza deve ser buscada em todo tipo de arte a princípio.
Então a importância da beleza é que:
A beleza nos chama para algo que está além. “A beleza é a luz da verdade vista através da matéria.” (Plotino)
Ela nos conduz para um caminho artístico que não nos prende simplesmente a sensação e a estética, mas ela produz em si mesma um impacto de que algo maior existe, e ela não é utilitarista no sentido de ser útil. A arte serve muitas vezes para incomodar e também é um fim em si mesma, mas a beleza segundo Roger Scruton - "A beleza é, antes de tudo uma das formas de garantir que a vida tenha sentido e se perpetue." A beleza transcende o próprio artefato e conduz a um caminho de virtude e contemplação. Ou seja, ela incute nos corações sensíveis a um Criador da própria beleza.
Comments