A Necessidade De Uma Boa Hermenêutica Para Uma Interpretação Correta Da Vida Cristã
- Darli
- 17 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mar.

“Filosoficamente falando, a hermenêutica é também o método que utilizamos para buscar sentido, não só nos textos, mas também na realidade” (DULCI, Pedro, 2022). Esta foi uma das falas marcantes de Dulci em sua primeira tutoria. A afirmação feita por ele, nos faz refletir sobre como os cristãos contemporâneos têm interpretado os acontecimentos diários que lhes acometem através de uma má hermenêutica bíblica, e isto lhes tem trazido tristes consequências.
Moisés Silva em seu livro Introdução à Hermenêutica Bíblica (Cultura Cristã, 2014) , o qual escreveu em colaboração com Walter Kaiser, logo em seu primeiro capítulo afirma que “precisamos de princípios de interpretação para entender conversações triviais e até mesmo acontecimentos não linguísticos” (SILVA, Moisés, 2014, p. 16). Deus escolheu se revelar através de diversos recursos da comunicação, a exemplo, a própria criação, a escrita, artes, culturas, cânticos, cerimônias, e tantas outras formas que precisam ser interpretadas à luz de suas próprias e específicas características, e também de forma intencional pelo leitor. Buscar respostas sobre a natureza de Deus, e a partir disso, sobre si mesmo e sua própria natureza, deve ser o princípio norteador da interpretação.
O que Deus quis revelar aos primeiros receptores desta mensagem? E o que Ele deseja comunicar a mim? Como isto afetou a eles? Como isto me afeta? Como isto contribuiu para a formação do caráter daquelas pessoas? Como contribuirá para a formação do meu caráter? Estes são apenas alguns exemplos de perguntas que devem ser feitas ao texto. Portanto, ao interpretar o texto bíblico é necessário identificar a mensagem inicial do autor e aplicá-la em nossos dias, de acordo com a cultura em que estamos inseridos.
A dedicação ao estudo cuidadoso e até minucioso das escrituras, pode levar qualquer pessoa a compreender o que foi dito e o que está sendo dito por determinada passagem ou fragmento. Temos pois uma tensão quando a partir desta interpretação bíblica e a consequente consciência de sua mensagem, o intérprete tem dificuldade de aplicá-la em sua própria realidade, negligenciando os recursos espirituais que as Escrituras fornecem. A mensagem do evangelho é pregada desde o início, não para que busquemos ser apenas acadêmicos, mas antes de tudo, praticantes da palavra de Deus, a qual tem poder para transformar todo nosso intelecto, valores, princípios e até mesmo nossas ações pessoais (KAISER, Walter, 2014, p.158).
O maior desafio do cristão contemporâneo é conseguir discernir o que é palavra de Deus é o que é a intervenção do homem na palavra do nosso Deus. No meio evangélico atual, nos deparamos com um bombardeio de teologias, que tem influenciado diversos discípulos. Os crentes têm se tornado fracos, inseguros, cada vez mais orgulhosos e envoltos em uma falsa espiritualidade, devido a exegese com a qual estão sendo alimentados. Como Paulo alertou a Timóteo, “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir” (2 Timóteo 4.3). E de fato, isto vem acontecendo no decorrer dos séculos, com roupagens diferentes, mas com o mesmo intuito, deturpar a palavra santa e levar crentes a viver vidas espirituais medíocres.
A busca por palavras que lhe afaguem o ego (TELLES, Marcos, 2021), conduzem crentes a não compreensão do agir de Deus, desde as situações ordinárias da vida comum, até os acontecimentos com grandes impactos. Compreender por exemplo, sobre o sofrimento sob a perspectiva de todo o novo testamento, pouparia diversos homens e mulheres da busca por soluções extremas. A compreensão da morte através da interpretação bíblica, poderia curar diversos corações ansiosos e em dor. Entender o que é sucesso para um cristão, levaria diversos irmãos a deixarem seus fracassos na Cruz de Cristo e se alegrarem na vitória, sucesso e glória que esta mesma cruz representa.
Estes são apenas alguns exemplos, poderia citar dezenas deles. O que observamos a partir disto é que, homens e mulheres, têm se autointitulado cristãos, sem nem ao menos saber o peso deste título. Homens e mulheres vivem em constante frustração e dor, pois não encontraram a paz e descanso que o verdadeiro evangelho oferece. Homens e mulheres caminham a passos largos para o inferno por oferecer e viver um evangelho sem cruz.
Apesar de seu cunho técnico, a hermenêutica deve ser usada por nós, cristãos, como uma ferramenta oferecida pelo próprio Deus, que nos auxilia a compreender e aplicar seus preceitos, uma vez que a narrativa bíblica deve interferir de forma absoluta na forma com que os cristãos, lidam, interagem e respondem aos acontecimentos diários. “Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo” (Efésios 6.11).
Comments