"Dá-nos hoje o pão para este dia (NVT)” (Salmos 78:32)
- Darli
- 1 de nov. de 2023
- 2 min de leitura

“Ainda assim, continuaram a pecar;
não confiaram em Deus, apesar de suas maravilhas.”
Este é um dos versículos do longo salmo 78 que tem o propósito de nos instruir sobre a justiça e misericórdia de Deus e também sobre a resposta à fé e obediência.
O versículo 32 se refere ao povo Israelita, o povo que o Senhor libertou do Egito após demonstrar grande poder através das 10 pragas. O mesmo povo que viu o mar vermelho se abrir ao meio para que eles passassem a seco. O mesmo povo que viu água sair de uma rocha e água amarga se tornar doce. Este mesmo povo que viu tantas outras maravilhas, duvidou que Deus poderia suprir sua fome, pois mesmo após a orientação de Moisés sobre coletar o maná que era necessário para aquele dia, muitos desobedeceram a ordem, muitos duvidaram que Deus mandaria "pão" para o dia seguinte.
Por vezes agimos como os israelitas. Além dos relatos bíblicos, vivenciamos milagres diariamente, e mesmo assim questionamos e duvidamos de Deus, duvidamos que Ele nos livrará, que ele há de prover e suprir todas as nossas necessidades, como assim prometeu. Mas diferente de nós e dos israelitas, Deus é o Deus que nunca muda, Ele segue sendo um pai amoroso com caráter justo e santo, e não se dobra as nossas ansiedades.
Da mesma forma que o maná era dado ao povo apenas o necessário para que aprendessem a confiar, obedecer e descansar que Deus iria prover o do amanhã, assim Deus segue fazendo conosco. Não há porque duvidar, se cremos no mesmo Deus. Jesus nos instruiu diversas vezes em seu ministério sobre a espera e confiança, sobre depositar nossas ansiedades e desejos no Pai que está nos céus, pois ele também é Senhor sobre todas essas coisas. Talvez tenha sido durante o sermão do monte onde Cristo tenha dado mais ênfase ao assunto, especialmente no capítulo seis de Mateus. E é lá que Ele nos ensina a oração do Pai nosso, em que um dos pedidos é que: "Dá-nos hoje o pão para este dia (NVT)”
Irmãos, que em oração possamos pedir para que o Espírito Santo sonde o nosso coração e que assim possamos pôr em prática este ensinamento que diz tanto sobre onde está depositada a nossa confiança e fé.
Comentarios