top of page

O Senhor é a nossa suficiência



“Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” – Filipenses 4.10-13


A suficiência do Senhor em nossas vidas é algo muito valioso e prazeroso quando experimentado na vida do cristão. O texto mencionado acima tem sido utilizado por muitos como uma forma de triunfalismo, um ramo dentro da Teologia da Prosperidade, que visa promover o benefício próprio. Um tremendo engano, pois este texto descreve justamente o contrário. O apostolo Paulo, um homem de inúmeros sofrimentos e adversidades ao longo de sua carreira cristã, nos mostra que o verdadeiro contentamento vai muito além das circunstâncias terrenas.

Ao escrever esta carta, por exemplo, o apostolo estava encarcerado, e mesmo assim demonstra estar “contente em toda e qualquer situação”. Como isso pode acontecer? Primeiramente, o verdadeiro estado de contentamento e alegria vem do Senhor. As pessoas buscam muitas formas de se sentirem realizadas, e a maioria delas coloca esse status de satisfação nos bens que possui, no trabalho que exerce e nas viagens realizadas. É digno termos um certo grau de felicidade por essas conquistas, mas o pleno estado de satisfação virá única e exclusivamente quando encontrarmos de verdade o nosso Criador. Só Ele é capaz de preencher o vazio que a em nossas vidas, se não encontrarmos isso nEle podemos conquistar o mundo e jamais nos sentiremos realizados. Em segundo lugar, o caminho para o verdadeiro contentamento acaba com a nossa autossuficiência. “[...] Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue[...]” (cf. LC 9.23), palavras de nosso próprio Senhor Jesus. O apostolo, em nosso texto, faz um contraste entre situações da vida, mostrando-nos que buscar em Deus a verdadeira alegria exigirá de nós renúncia da confiança que temos em nós mesmos e em nossos recursos, nos levando a depender apenas daquele que governa todas as coisas. Em terceiro e último lugar, o Senhor é a nossa força. O Soberano Senhor estará presente para nos auxiliar, jamais nos deixará sozinhos. Ele é capaz de nos ajudar a enfrentar momentos de dificuldades com esperança e alegria, certos de que o que estamos vivendo no tempo presente não se compara com o que nos há de ser revelado no futuro (cf. RM 8.18). Ele nos criou, nos conhece, sabe de nossas limitações e o melhor, nos fornece o que precisamos para vencermos as adversidades: A sua presença. Te convido a encontrá-Lo para que você encontre a verdadeira satisfação para sua vida.


“A felicidade da criatura consiste em regozijar-se em Deus” – Jonathan Edwards.

Comments


Logo_PRID_Branco.png
  • Instagram
  • Whatsapp
  • Facebook

©2024, UMPRID. Todos os direitos reservados

bottom of page